Um médico de roupa cirúrgica e touca realiza o procedimento de cateterismo, de frente para diversas telas, que o orientam.

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Pioneirismo em tecnologia de ponta em Campinas

A Hemodinâmica do hospital Madre Theodora está equipada com o aparelho de angiografia Philips Allura Xper FD 10, o primeiro da região metropolitana de Campinas a contar com o painel de detecção de imagens digitais (FD), que proporciona imagens de alta resolução e que expõe tanto o paciente como a equipe médica a um menor índice de radiação. Esta estrutura moderna torna o procedimento mais rápido, preciso e mais tranquilo para o paciente.

A equipe é composta por especialistas nas áreas de Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Endovascular, Neurointervenção e Eletrofisiologia (tratamento de arritmias cardíacas por cateter). Em seus doze anos de atividade, o serviço de Hemodinâmica do hospital Madre Theodora de Campinas realizou cerca de seis mil procedimentos relacionados aos mais diversos sistemas vasculares do organismo.

Equipe experiente e atendimento 24h
A Hemodinâmica do hospital Madre Theodora conta com equipe médica, de enfermagem e técnica 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender e salvar vidas de pacientes em situações de emergência e doenças agudas, como infartos do miocárdio e tromboses arteriais e venosas. O serviço dispõe de apoio da estrutura de internação, Pronto-Socorro, UTI e laboratório de análises clínicas.

Procedimentos

Cardiopatias congênitas: tempo de internação reduzido

Este é o campo de maior avanço no tratamento de doenças cardíacas na área de hemodinâmica.

O desenvolvimento de procedimentos pouco invasivos proporcionam além de maior precisão, um menor tempo de recuperação e internação fazendo com que os pacientes possam voltar mais rápido para suas famílias e sua vida cotidiana. Isto é possível devido à alta tecnologia dos nossos equipamentos, aliada à expertise da equipe de profissionais. Podem ser tratados defeitos congênitos como as estenoses das válvulas cardíacas, implante de Stents em ramos arteriais e venosos malformados, fechamento de orifícios cardíacos (comunicações interatriais, interventriculares), as persistências do canal arterial e das estenoses congênitas da aorta (coarctações).

Procedimentos

Cateterismo cardíaco através do acesso pela artéria radial

Este conceito moderno envolve a utilização da artéria radial (do punho) para realização dos exames de cateterismo cardíaco. Esta metodologia de procedimento torna o exame mais preciso e ágil. O procedimento é menos doloroso para o paciente, e o período de recuperação é muito mais curto, pois  esta artéria possui trajeto superficial e exige menor tempo de observação e repouso. Os pacientes poderão voltar às suas vidas normais em aproximadamente dois dias.

Procedimentos

Angioplastias

A Angioplastia coronária consiste na desobstrução das artérias coronárias por meio de malhas metálicas cilíndricas (Stents). Estas órteses combinam força e flexibilidade para reestabelecer o trajeto original do vaso sanguíneo e permitir o fluxo adequado de sangue ao órgão alvo, neste caso, o coração.

Estes procedimentos podem ser realizados em caráter eletivo ou de urgência, no caso de um infarto agudo do miocárdio, por exemplo. Assim como no cateterismo, implantamos a metodologia de utilizar a artéria radial que reduz o risco de complicações hemorrágicas, menor necessidade de transfusões de sangue e um tempo de internação bastante reduzido permitindo que paciente volte a caminhar normalmente em um período de tempo bastante reduzido, sobretudo se comparado ao procedimento feito na artéria femoral (perna).

Procedimentos

Tratamentos endovasculares: menos tempo na UTI

Os tratamentos de doenças vasculares através de técnicas minimamente invasivas vem ganhando espaço com o desenvolvimento de novas tecnologias. Este tipo de prática reduz drasticamente os riscos de uma cirurgia convencional (aberta), e reduz o tempo necessário de internação e observação, além de tornar todo o processo muito mais rápido e menos penoso para o paciente e para sua família. Dentre os tratamentos vasculares mais importantes, estão o implante de endopróteses vasculares, tratamento de lesões de artérias carótidas, aneurismas torácicos e abdominais, lesões de artérias renais, de artérias dos membros superiores e inferiores.

Procedimentos

Embolizações

Envolve tratamento de aneurismas cerebrais, má-formações vasculares e tumores. Podem ser tratados aneurismas cerebrais com implante de micromolas ou através de dispositivos de diversores de fluxo. As fístulas vasculares nos campos cerebral, vascular periférico e cardíaco também podem ser ocluídas ou embolizadas com este tipo de procedimento.

Lista completa de procedimentos realizados

  • Cateterismo cardíaco
  • Angioplastia coronária
  • Implante de Stents
  • Valvoplastias (mitral/pulmonar)
  • Oclusão de defeitos dos septos cardíacos (CIA/CIV)
  • Oclusão de persistência do canal arterial (PCA)
  • Aortografias
  • Angiografia cerebral
  • Angiografias dos membros
  • Flebografias
  • Angiografias viscerais (renal, mesentérica)
  • Embolizações de fístulas, aneurismas e tumores
  • Implante de endopróteses
  • Implante de filtro de veia cava
  • Estudo eletrofisiológico
  • Ablação de arritimias
  • Implante de marcapasso
  • Implante de CDI (Cardiodesfibrilador Implantável)
  • Colangiografias
  • TIPS

CENTRAL DE CONTEÚDO GRUPO AMERICAS

Informação é mais saúde